• Natália Vinhas

6 FORMAS DE ACABAR COM O CIÚMES EM UMA RELAÇÃO




Se você está em um relacionamento, é natural sentir-se um pouco ciumento às vezes, especialmente se você tem sentimentos muito fortes por seu parceiro.

O ciúme ocasional é bom e pode até adicionar um pouco de emoção e entusiasmo ao relacionamento. Mas o que fazer quando esse ciúme se torna mais frequente, intenso e até avassalador?


Por que as pessoas sentem ciúmes?


Hoje, mais do que nunca, as pessoas têm medo de serem rejeitadas, não aceitas, não serem amadas e se preocupam com a perda das pessoas de quem cuidam. Esses sentimentos de perda são naturais.

No entanto, novamente, quando pensamentos e sentimentos de ciúmes são extremos, eles se originam parcialmente como resultado de inseguranças. Quando o medo diminui, o ciúme também. Se você sente ciúmes com muita frequência, aqui estão algumas estratégias que o ajudarão:


1. Não aja de acordo com seus sentimentos


É difícil não agir da maneira que você está se sentindo. O sentimento de ciúme ou qualquer outro sentimento não é o problema, o verdadeiro problema começa quando você começa a agir com esse ciúme e o deixa consumir.

Você pode sentir o sentimento, mas não precisa agir sobre ele. Lembre-se de que a pessoa com quem você está é um ser humano que está interagindo ativamente com o mundo ao seu redor. Esse mundo contém pessoas do gênero que elas preferem sexualmente, mas isso não significa que ele te trairá com elas.

Acredite: se ele ou ela quisesse namorar outras pessoas, teriam feito isso. Portanto, da próxima vez que sentir ciúmes, aceite os sentimentos, mas mude a maneira como pensa sobre a situação – seja razoável e sábio.


2. Acalme-se e fique vulnerável


Amar é ser vulnerável. George R.R. Martin disse o melhor: “Quanto mais pessoas você ama, mais fraco você é.” O que você precisa fazer é abrir seu coração para seu parceiro, confiar no que quer que venha e manter a calma.

De fato, não é fácil, mas você precisa estar disposto a aceitar o que está além do seu controle e confiar em si mesmo para lidar com o desconhecido. Lembre-se, você está no relacionamento, porque ama aquela pessoa. É uma escolha que você faz para amar o seu parceiro e, ao mesmo tempo, aceitar os riscos sem qualquer escrúpulo ou ciúmes.


3. Expresse seu ciúme de maneira suave


Se você sentir que seu parceiro está fazendo algo que o deixa com ciúmes, você pode expressar como se sente e conversar com ele de maneira madura. O diálogo é tudo!

Você também pode comunicá-lo com humor ou diretamente, desde que respeitoso. Se você é bem-humorado, pode brincar sobre o quão insanamente ciumento é quando seu parceiro presta atenção a outra pessoa.

Ria enquanto diz isso, porque isso aliviará a pressão do tópico e transmitirá a mensagem. Se você for direto(a) demais, diga ao parceiro(a) que confia nele(a), mas não consegue controlar seus sentimentos e deseja que eles considerem como se sente.


4. Aprecie-se


Uma das principais razões pelas quais as pessoas ficam com ciúmes é que elas têm problemas de baixa auto-estima e insegurança. Elas tendem a pensar que não são boas o suficiente ou que a pessoa com quem se está perceberá isso e os deixará para ficar com outra pessoa.

Você precisa saber que existe uma razão pela qual seu parceiro gostou de você e se uniu a você. Se você precisar de alguma reafirmação ou agradecimento, não hesite em pedir isso também (dentro da razão, é claro). Da próxima vez que você sentir ciúmes, lembre-se de que seu parceiro está com você porque ele quer estar com você e que considera/aprecia todas as suas qualidades.


5. Cure suas feridas


As pessoas tendem a agir com ciúmes por causa de relacionamentos anteriores também. Você pode ter se machucado antes e eles podem ter traído você.

Você precisa ir além do seu passado e perceber que está fora desse relacionamento e está em um novo. A pessoa com quem você está não é seu ex-parceiro. Compreender as raízes, os gatilhos e as razões do seu ciúme é uma parte importante do crescimento pessoal e da manutenção de um relacionamento saudável.

Sempre que você começar a sentir ciúmes, faça um esforço consciente para curar suas velhas feridas, seja mais resiliente para que seu passado não afete seu presente e futuro.


6. Confie no seu parceiro


Você deve confiar no seu parceiro, porque você não tem outra opção se quiser ter um relacionamento feliz e bem-sucedido. Ninguém pode controlar seu parceiro e você precisa deixar o ciúme ir embora.

Ter algum controle não é algo ruim, mas tentar controlar alguém por coisas sobre as quais você não tem controle é problemático. Aja de maneira amorosa, apesar dos sentimentos de ciúmes que sentir.




Redes sociais

Whatsapp

+55 48 996957736

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon

Certificado

CFP