• Natália Vinhas

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AO SEU ALCANCE



Já não escutamos mais, com tanta frequência que ir ao psicólogo é coisa de “gente fraca” ou “coisa de gente louca”, muito pelo contrário, às pessoas cada vez mais vem buscando informações e percebem sim que a ajuda de um profissional irá lhe trazer benefícios, a sair de situações difíceis das quais estão passando.

O objetivo da ajuda psicológica é o autoconhecimento. Com a reflexão sobre seus padrões de comportamento e suas motivações, você passa a se perceber melhor, prestando atenção nas escolhas que faz. Dessa forma você consegue enxergar mais como estão seus relacionamentos ou o seu comportamento no ambiente de trabalho ou familiar por exemplo, e, a partir daí, com a possibilidade da mudança, você toma atitudes mais saudáveis e construtivas para enfrentar o seu cotidiano. Os ganhos para quem faz acompanhamento psicológico são enormes em termos de qualidade de vida.

Mas vamos falar a verdade você já percebeu que precisava de ajuda e não foi atrás?

Outra pergunta importante, você realmente não tem um tempinho para ir ao psicólogo? Ou essa é mais uma desculpa? O quanto você pode estar se enganando achando que fazer aquela compra, ou simplesmente apenas conversar com o amigo irá acalmar a sua angústia, não focando no real problema da situação e perdendo tempo de realmente investir em dar um próximo passo na sua vida?

Calma. Já que estamos pensando em soluções e para aqueles que dizem que os atendimentos psicológicos não são acessíveis, aí vai uma oportunidade. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), no ano de 2012, lançou uma nova resolução regulamentando os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. É isso mesmo, da sua casa você pode ter acesso a um profissional qualificado e que atenda a sua demanda, pela internet (RESOLUÇÃO CFP N° 011/ 2012).

E como é que funciona a psicologia na internet?

Então, a orientação psicológica online visa aproximar o psicólogo das pessoas que precisam de um atendimento mais especializado, direcionado, ético e flexível.

É um atendimento breve, pontual e com foco no tema proposto pelo paciente e que poderá ser realizado em até vinte encontros virtuais, realizados por mensagem, e-mail ou pelo vídeo chat.

Atendem aqueles que por vários motivos não podem ir a um consultório tradicional, como por exemplo, pessoas que tem pouco ou nenhum acesso à ajuda psicológica no local onde vivem, não podem ir aos consultórios da sua área, vivem fora do país, pacientes em trânsito, portadores de necessidades especiais, ou porque sentem-se mais confortáveis e seguros na sua casa para começar atendimento psicológico.

As temáticas trabalhadas envolvem questões como: agressividade, ansiedade, auto estima, bulimia, bullying, compulsão, conflitos familiares, fobias, depressão, doenças, dor, estresse, filhos, gravidez, medos, luto, obesidade, obsessão, problemas profissionais, relacionamento, saúde, sexo/sexualidade, síndrome do pânico, stress, timidez, transtornos alimentares, trauma, violência entre outros.

É uma forma moderna, dinâmica e mais acessível de ter um acompanhamento profissional. Todos os psicólogos que atuam na modalidade online precisam estar cadastrados no CFP. Ao procurar por atendimento online, verifique se o site do profissional possui o selo de credenciamento, pois só com este selo o psicólogo está autorizado a oferecer este tipo de atendimento.

Como mencionei é uma forma mais acessível, pois você poderá realizar da sua casa, no intervalo do seu trabalho, com a internet que você já paga, com o computador ou celular que você já tem. Ou seja, tudo isso você já tem e não precisará arcar a mais com estes custos. Se você colocar na ponta do lápis é uma ajuda e tanto! Sem falar no horário de atendimento que acaba sendo também mais flexível. Então você não precisa sair mais cedo do trabalho, poderá agendar um atendimento num horário que lhe convém.

Então vale a pena pesquisar! O importante é achar aquele em que você se sinta confortável para expressar suas angústias. Pesquise sobre o que o psicólogo atende, quais especializações fez. Quais temáticas, ou qual abordagem você se interessa. E nessa hora a empatia faz toda a diferença afinal é você que vai estar falando de seus problemas.

Se você não se sentir confortável, tente outra profissional!

Boa parte dos psicólogos que conheço, a qual me incluo, ama o que faz e investe na profissão, com intuito de ajudar os pacientes na tarefa de descobrirem a melhor versão de si mesmos, então talvez esta seja a hora de deixar as desculpas de lado e cuidar mais de si mesmo.

Se tiver interesse não deixe de procurar ajuda, entre em contato!



Natália Brum Vinhas.

www.psicologanataliavinhas.com.br

*Especialista em Psicologia Hospitalar com experiência clínica e ambulatório. Com especialização em Obesidade e Transtorno Alimentar . Trabalha em diversas temáticas na abordagem breve e focal de orientação psicanalítica. Atualmente com foco em atendimento psicológico online.

*Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas-RS. Com título de especialista em Psicologia Hospitalar.

*Especialização em Hospitalar, Obesidade e Transtorno Alimentar pela Faculdade de Medicina USP.



0 views

Redes sociais

Whatsapp

+55 48 996957736

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon

Certificado

CFP