• Natália Vinhas

MEDO DE SE RELACIONAR- perda da liberdade


Você vive isso?

Sim, algumas pessoas parecem morrer de medo de se relacionar, mesmo tendo encontrado um par para lá de especial.

O psicólogo Robert Firestone uma vez disse que “a maioria das pessoas tem medo da intimidade e, ao mesmo tempo, tem medo de ficar sozinha”. Uma dualidade de querer e largar. E aí se for colocar em uma balança, ficar sozinha é o que tem vencido.

Se esta for sua escolha, tudo bem, mas vivenciando isso em terapia vemos o quanto é conflitante e angustiante o medo de ficar sozinha, então o que ocorre é o oposto, comportamento contrário, o de se afastar para não sofrer.

E que medos são esses?

De ser rejeitado, de perder o parceiro, decepções anteriores, trauma de infância.

São muitas variáveis que podem estar associados e que valem ser trabalhadas nas sessões terapêuticas, um dos pontos que observo é o medo da perda da liberdade.

Os relacionamentos são vistos como uma prisão, ainda mais na atual geração de amores líquidos e inconsistentes. Então, assim vai indo, uma coleção de parceiros sexuais sem o investimento no futuro a dois.

O que precisamos lembrar é que relacionamento não é sinônimo de posse, e se isso acontece vale outro texto para falarmos deste movimento que também danifica o seu relacionamento e sua liberdade.

Respeitar o espaço do outro com trocas não é perder a liberdade, até porque ninguém pertence a ninguém, o relacionamento é soma, poder ir e vir e não se aprisionar na vida do outro, pois o casal que se ama, apoia, incentiva, vivem juntos os sonhos.

Aliás por falar em escolhas, ainda bem que temos em nossa cultura a LIBERDADE de escolha! Já pensou nos países em que os casamentos são arranjados?

Portanto, seja livre para experimentar sim e caso de “macth” e a química bater forte, não fuja, quem sabe dai você consiga viver uma linda historia de amor.


Natália Vinhas - CRP 12/12182

Psicóloga Online

Especialista em Psicologia Hospitalar - USP

Especialização em Obesidade e Transtorno Alimentar - USP

Colunista Psiconectado

Site: www.psicologanataliavinhas.com.br

Instagram: @psicologanataliavinhas

http://www.psiconectado.com.br/2017/07/psicologanataliavinhas_26.html

1 view

Redes sociais

Whatsapp

+55 48 996957736

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon

Certificado

CFP